O TEMPO DE UM ANO


A sensação de que o tempo está passando mais depressa é assustadora: parece não ser mais possível controlar a velocidade dos fatos e da vida. No início do ano, isso não fica tão evidente, dá até para acreditar que há prazo suficiente para fazer tudo que está planejado. No entanto, à medida que se aproxima o final do ano, cresce a sensação do imponderável, do inevitável desfecho, a despeito da necessidade de mais horas, dias, meses.
Ao se constatar que mais um ano está encerrado, nada mais cabe, senão contabilizar ganhos e perdas. Surgem, então, as estratégias para maximizar vantagens alcançadas ou minimizar efeitos indesejáveis. Nessa hora, a maturidade é a grande aliada, é dela que se extraem forças para acreditar que foi feito o cabível a cada situação, não necessariamente o desejado.
Para o ano vindouro, promessas de mais sabedoria, vitalidade e melhor administração do tempo, e um desejo firme de que as luzes não se apaguem antes da hora. No entanto, é importante entender que os rumos da vida são traçados por uma infinidade de iniciativas – ou mesmo pela inércia – não se podendo fazer projeções advindas unicamente da nossa vontade . Algumas previsões são corretas e se efetivam, outras ficam ao sabor das vicissitudes, dos caprichos pessoais, do poder capital e de um sem número de variações.
O certo mesmo é que os anos se sucedem à revelia da vontade das criaturas, a vida não para de correr, e seu curso só tem de concreta a finitude. Aquele velho ditado de que “devemos viver como se não houvesse amanhã” tem seu fundamento, mas não significa que o tempo não nos pregará uma peça, deixando muita coisa em aberto, muita coisa inacabada e um gosto mais ou menos amargo de coisas perdidas... O certo é que o ego só existe enquanto o tempo lhe dá guarida. Para além de nós mesmos, tudo são incertezas.
Nadja Neves Abdo


Comentários

  1. Perfeito o texto, Nadja.

    Como sempre, dando um banho de sofisticação no trato da palavra.

    Um abração cheio de carinho.

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  2. Sensasional como sempre mamãe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP