IDENTIDADE LINGUÍSTICA


AJUDE A PRESERVAR A LÍNGUA PORTUGUESA!!!

Não diga:

Menas (sempre menos)
Iorgute (iogurte)

largato (lagarto)
Ededron (Edredon)
Mortandela (mortadela)
Mendingo (mendigo)
Trabisseiro (travesseiro)
Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
Cardaço (cadarço)
Asterístico (asterisco)
Beneficiente (beneficente, não tem "i")

Entertido (entretido, do verbo entreter, do substantivo entretenimento)

E lembre-se também:
Mal - Bem
Mau - Bom

A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que
vem de germinar (nascer, brotar)

O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.

Cuidado com a fonética: não é "ontes de ontem" e sim antes de ontem.

Cuidado com a concordância: não é "daqui a pouca" e sim daqui a pouco (tempo).


Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está suando (com u) e
não "soando", pois quem "soa" é sino!

E você não "sua o nariz" e sim assoa o nariz.

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homem diz OBRIGADO e mulher OBRIGADA! Plural: obrigados, obrigadas.

Um homem pode ser MAU(masculino), uma mulher pode ser MÁ(feminino).

O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

FAZ dois anos que não o vejo e não " FAZEM dois anos".

HAVIA muitas pessoas no local e não " HAVIAM"

PODE HAVER problemas e não "PODEM HAVER...."

PROBLEMA e não "POBLEMA ou POBREMA" (deixe isso para o Zé Dirceu)

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não "para MIM fazer,
pra mim comprar ou para mim comer (mim não conjuga verbo; apenas eu, tu eles, nós, vós, eles)

Você pode ficar com dó ou com um dó de alguém, mas nunca com "uma
dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi etc.)

A LINGUA É A MAIS FORTE IDENTIDADE DE UMA NAÇÃO!

OS POVOS MAIS DESENVOLVIDOS PRESERVAM SUA LINGUA PÁTRIA COMO INSTRUMENTO DE PODER E MOTIVO DE ORGULHO.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP