ESTADO avança e PREFEITURA fica estagnada



Estamos assistindo à evolução do governo do Estado de Minas Gerais no tocante à Educação, enquanto a Prefeitura de Belo Horizonte mantem-se estagnada, com uma política pobre, sem inovações que possam dar um impulso pedagógico e profissional.

Estado
O ex-governador Aécio Neves já havia dado um passo muito importante quando aumentou o piso salarial dos professores e soltou uma Instrução Normativa, na qual igualou o direito de todos os professores à aposentadoria especial.
Agora, o governador Antônio Anastasia, dando continuidade, avançou consideravelmente na política salarial para março de 2011, quando o magistério estadual estará em condições bem melhores que o municipal, fato inédito na história da educação pública em Minas.

Prefeitura
Já a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte vem mostrando o perfil administrativo de Márcio Lacerda, que tem forte característica empresarial: ganhos sobre a produção. Essa gestão pode ser boa para algumas áreas, mas para a Educação não se aplica, porque estamos lidando diretamente com o ser humano, com as individualidades e diversidades, o que tornam relativos os resultados da produção. Até um mísero aumento de 4%, concedido em março deste ano, foi dividido em duas parcelas, a pagar não se sabe quando!!!

SMED
A Secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo, tem se ocupado de movimentos sociais, deixando a desejar em seu principal papel: cuidar da Educação propriamente dita.

Aposentadoria Especial
Quanto à aposentadoria especial, o que a Prefeitura de Belo Horizonte vem praticando é, no mínimo, ilegal, segregando alguns segmentos, dentre eles os professores em Readaptação Funcional, que não adoeceram por livre arbítrio.

Esperamos que a administração municipal "se toque" com os avanços do Estado e apresente novas propostas de valorização da Educação, começando pelo estímulo aos seus profissionais.

Comentários

  1. Nadja,`
    É uma pena que este plano do Anastasia só benefia quem está começando a carreira.Tenho 27 anos de serviço e com este plano vou ter o mesmo salário de quem está iniciando.Infelizmente o plano não contempla o servidor por tempo de serviço .Isto é um absurdooooooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  2. O governo Lula acabou com os salários dos aposentados e com seus direitos humanos. Que partido de esquerda é esse? marina Silva estva certa. RZS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP