Pensar amplo

 
‎"Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores e diferentes, a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total." GUIMARÃES ROSA
Nesta recomendação, Guimarães Rosa - em seu mais puro estilo linguístico - é bastante atual: o mundo de hoje requer não só rapidez de pensamento como expansão da compreensão, no sentido de acompanhar e absorver as contínuas mudanças. Tudo acontece de forma muito rápida e mutante, fazendo com que quase nada seja definitivo.
 A efemeridade tornou-se uma característistica dos dias atuais, de tal forma exacerbada, que envolve tudo e todos, quer seja de forma material ou afetiva. E as constantes inovações,  com excesso de apelo em todos os níveis, fazem com que o ser humano não queira se deter em nada, vivendo numa interminável corrida rumo ao novo.
Inovar é bom, sem dívida, mas é importante entender que a expressão "aumentar a cabeça" significa mais; significa entender que no mundo devem interagir duas forças: a força centrípeta da conservação (do que já existe de bom) e a força centrífuga da inovação (da capacidade criativa do ser humano).
Nadja Neves Abdo
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP