SOBRE RELACIONAMENTOS




Quando o momento histórico - expressão utilizada para definir o estágio da vida - de duas pessoas não está alinhado, dificilmente o relacionamento entre elas tem sucesso. Os interesses, a disposição física e mental, a maturidade, o conhecimento e outros aspectos importantes precisam estar em sintonia para que o denominador comum seja encontrado, levando à felicidade de ambos.
No poema
DEBAIXO DO CARVALHO, de D. H. Lawrence, transcrito abaixo, pode-se perceber tanto o desencontro quanto o desequilíbrio decorrente dele. Estar "debaixo do carvalho" significa estar recolhido e triste, enquanto a outra pessoa está vivaz e eufórica.


DEBAIXO DO CARVALHO

D.H. Lawrence



Você, se fosse sensata
quando eu lhe disse as estrelas faíscam mensagens,
cada qual mais terrível,
não deveria volver e responder-me
“a noite está maravilhosa.”

Pois você, se soubesse
como a escuridão me atravessa de lado a lado
e inspira um perverso medo ao meu ser,
você deveria parar e distinguir
o que fere daquilo que lisonjeia.

Pois eu lhe disse
debaixo desta árvore colossal,
toda a essência de minha vida exala de mim
como aura de holocausto
do punhal de um Druida.

Eu ainda disse: estou ferido,
um fio débil me sustenta minha vida se evapora.
Eu disse a você meu sangue derrama-se no chão
deste carvalho gota a gota.

Sobre mim brota a sanguínea semente
na espessa fumaça.
Mas quem é você, gorjeando de um lado para outro
debaixo do carvalho?
Que coisa melhor, que coisa pior?
Que tem a fazer com os mistérios
deste velho lugar, da minha longa maldição?
Que lugar tem você nas minhas histórias?

( tradução de Fábio Lucas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP