Registros

Quero registrar neste Blog a minha satisfação por ter sido citada pelo competente jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes em seu artigo O caso da reflexão”, publicado no jornal Estado de Minas, na edição de 05/09/09, no qual discorreu sobre o livro "O Poliedro da Crítica", de Fábio Lucas, finalizando com um trecho do meu texto.
Torno público também o meu agradecimento ao nobre advogado Mário Nascente pelas palavras elogiosas a respeito do meu depoimento sobre Fábio Lucas: “
De todos que se interessaram, merecidamente, quem melhor falou, sinteticamente, foi Nadja Neves Abdo.”

Para quem não conhece, aqui está o depoimento a que ele se refere:

“A crítica literária tem em Fábio Lucas, inquestionavelmente, um dos seus maiores e mais respeitados expoentes. Atravessando décadas, engajando os séculos XX e XXI, interpretando culturas, posturas e valores, sua vasta obra vem sendo pautada pelo conhecimento teórico acumulado em anos de pesquisa e estudos exaustivos, permeada pela sua competência analítica, que se revela em cada trabalho publicado, acrescida da capacidade de extrair elementos da arte literária, lapidando-os para que possam ser ainda melhores.
Fábio Lucas revela-se mestre de forma múltipla: sabe transitar com elegância nos meandros da crítica e na linha tênue que a separa do fazer literário, mantendo-se na posição firme de avaliador sábio e justo. Em seus trabalhos publicados, nos quais exercita seu poder crítico, pode-se perceber o cuidado ético no desvendamento da obra e a consciência no uso das palavras que vão marcar, de forma indelével, uma determinada produção literária.
Fábio Lucas é hoje uma referência literária em âmbito nacional e internacional, um intelectual que não se confina nos ambientes acadêmicos de maneira egocêntrica. Ao contrário: ele se doa à literatura de forma sociável, cooperativa, desprovida de preconceitos e sempre disposto a atender gentilmente os que buscam seu saber, cercado de uma biblioteca particular invejável, de vasto material de consulta , acrescido de seu conhecimento incomensurável.
Podemos dizer, sem medo de errar, que o professor, crítico literário, ensaísta e escritor Fábio Lucas resume em si o cabedal dos grandes nomes da história da Literatura Brasileira, mantendo-se dinâmico e didático a serviço da cultura. “
Nadja Neves Abdo – professora e pedagoga

Comentários

  1. Que belo texto mamãe! o Fabio Lucas deve ter se orgulhado em saber que fora tão bem descrito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças...

POEMA DE ELIZABETH BISHOP